segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Olhe bem as montanhas

Eu meu pai e meu tio estamos com a obssessao de ver os himalayas que ficam na India e no Nepal. Entao, estamos tentando de todo jeito ver nem que seja uma pontinha de pico nevado. Ja haviamos subido duas vezes em uma pequena montanha, ela era linda, tinha um ficus gigante e super lindo e encontramos ate uma ossada de boi morto (desconfiamos ser um boi morto por um leopardo). Nos vimos la de cima Rishikesh inteira e um pedaco de Haridwar, e as famosas pontes de Rishikesh. Foi uma otima experiencia mas os "cacadores do himalaya" queriam mais...
Um dia que fomos na praia do ganga, procuramos a maior montanha nas redondezas de Rishikesh e resolvemos ir nela no dia seguinte. Na primeira vez o meu pai e meu tio foram sozinhos para procurar um jeito de comecar a subir a montanha, enquanto fiquei em casa para agilizar uma bolsa que estava costurando. Fomos pelo mesmo caminho que eles descobriram e comecamos a subir. Subimos,subimos,subimos,subimos quase sem parar e com apenas um litro de agua e um pacote pequeno de biscoito. Paravamos de meia em meia hora durante 2 minutos, so para beber agua e comer um biscoito, mas fora isto:andar,andar,andar!

Comecamos a ficar altos e ver uma grande parte de Haridwar e do rio ganga serpenteando as montanhas la longe. Vimos varias vilas ao longe no caminho, alem das lindas plantacoes de mostarda e arroz la em baixo. Chegou uma hora que a trilha sumiu e ficamos um tempo para acha-la de volta, mas quando apareceu, tivemos uma visao magica como nunca tive igual, estava o mais alto que ja estive na minha vida e o ganga era como uma serpente de agua ao longe e Rishikesh e Haridwar ja eram tao pequenos que ja nao se via nada nitido la em baixo. Quando vimos o pico, nosso coracao comecou a festejar e nos nos alegramos soltando um sorriso MUITO cansado. Fomos andando em direcao ao pico e quando chegamos la tivemos a pior decepcao de nossas vidas, mais um pico a nossa frente para terminar de subir. Subimos, e quando chegamos, mais um e quando o subimos... Mais um(bua)pequeno, so que este nao tinha jeito de subir.


Comecamos a andar sem subir e aonde achamos que nao podia haver sequer um alma viva, encontramos uma familia de lenhadores (na verdade criancas e mulheres catadoras de lenha), que e claro nao falavam ingles. Subimos em uma rocha e ficamos la vendo a cadeia de montanhas, o rio e as cidades la em baixo. Uma visao magica, acompanhada do canto dos lenhadores cortando madeira perto de nos. Ficamos la mais ou menos duas horas e depois quando iamos embora,os lenhadores nos indicaram o caminho que eles faziam, e fomos com eles e tivemos uma experiencia magica passando no meio das vilas no alto da montanhas vendo bufalos e cabras exoticas em casinhas lindas.

lenhadores no entardecer

Nao vimos os himalayas, mas tivemos talvez uma experiencia muito mais importante do que (como diz a Cricri gozando nossa obsessao)ver "rochas que parecem ter sal em cima!"Mas eu vou ver os himalayas, pois vou para o Nepal, sikkim (uma especie de reino que fazia parte do Tibet) e talvez Butao, pois vou ficar ate final de fevereiro viajando(EBA!)


Flora