terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Lonavla
A ida para Lonavla nao foi estrategica simplesmente pelo periodo curto para estudar antes das criancas chegarem, mas tambem pelo fato de que meu irmao estava acampado nas montanhas ao redor da pequena cidade, que tem alguns antigos santuarios e monasterios budistas, que foram construidos e esculpidos diretamente na rocha, dentro de cavernas e ja estao abandonados ha seculos. Queria encontrar meu irmao depois de um mes sem ve-lo.

No Ashram nao vi nada de excepcional, nada alem do normal, o bom e velho Hatha-Yoga basico. Praticas com enfoque em ciktisa, palavra em sanscrito que significa tratamento, inspiradas no Ayurveda e Yogaterapia. Para mim foi valido, ja que nao esperava que em tao pouco tempo fosse ver algo mais que o basico, e foi suficiente para poder experimentar pela primeira vez o ambiente de um Ashram, que e o local ou comunidade de ensino onde as pessoas moram, trabalham e estudam com seus mestres e professores

Infelizmente nao tenho fotos das cavernas, pois eu nao tive tempo de conhecer, e meu irmao estava sem maquina na epoca, mas quem sabe no retorno ao sul da India, tenho tempo de tirar fotos.

Voltando a dar noticias

Ja estamos em Rishikesh, "a capital mundial do Yoga", com toda a familia reunida, e como ja estamos instalados e adaptados a ardua rotina de estudos, vou tentar me organizar para fazer postagens regulares.

Vou comecar pelo que aconteceu no inicio da viagem, em Puna e Lonavla, duas cidades do estado de Maharashtra, proximas da horripilante megalopole Mumbai.

Cheguei em Puna com o intuito de estudar durante um mes com os filhos do Iyengar, que e na minha opiniao o maior professor de Hatha-Yoga (acessivel) ainda vivo, mas como minha mulher chegaria com as criancas em dezesseis dias, desanimei do objetivo, pois nao me agradava a ideia de instala-los em Puna. Alem do mais, eu iria retornar a esta cidade no final da viagem para estudar Ayurveda por cinquenta dias e teria tempo de sobra para praticar no centro do Iyengar, sem estar com as criancas no periodo de marco/abril. Com essas conclusoes, mudei os planos e resolvi ir para Lonavla, onde ha o famoso instituto Kaivalyadhama, fundado pelo swami Kuvalayananda, provavelmente o primeiro preceptor a introduzir mudancas no ensino de Yoga, criando aulas em grupo, na decada de 20, acredito. Durante milenios o Yoga foi ensinado pelo sistema de parampara, a sucessao discipular, onde um mestre ensina seus conhecimentos a um discipulo, ou filho e dessa forma o conhecimento foi transmitido atraves das geracoes, construindo as tradicoes de Yoga e de outros sistemas de filosofia da India.