terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Voltando a dar noticias

Ja estamos em Rishikesh, "a capital mundial do Yoga", com toda a familia reunida, e como ja estamos instalados e adaptados a ardua rotina de estudos, vou tentar me organizar para fazer postagens regulares.

Vou comecar pelo que aconteceu no inicio da viagem, em Puna e Lonavla, duas cidades do estado de Maharashtra, proximas da horripilante megalopole Mumbai.

Cheguei em Puna com o intuito de estudar durante um mes com os filhos do Iyengar, que e na minha opiniao o maior professor de Hatha-Yoga (acessivel) ainda vivo, mas como minha mulher chegaria com as criancas em dezesseis dias, desanimei do objetivo, pois nao me agradava a ideia de instala-los em Puna. Alem do mais, eu iria retornar a esta cidade no final da viagem para estudar Ayurveda por cinquenta dias e teria tempo de sobra para praticar no centro do Iyengar, sem estar com as criancas no periodo de marco/abril. Com essas conclusoes, mudei os planos e resolvi ir para Lonavla, onde ha o famoso instituto Kaivalyadhama, fundado pelo swami Kuvalayananda, provavelmente o primeiro preceptor a introduzir mudancas no ensino de Yoga, criando aulas em grupo, na decada de 20, acredito. Durante milenios o Yoga foi ensinado pelo sistema de parampara, a sucessao discipular, onde um mestre ensina seus conhecimentos a um discipulo, ou filho e dessa forma o conhecimento foi transmitido atraves das geracoes, construindo as tradicoes de Yoga e de outros sistemas de filosofia da India.

Nenhum comentário: