quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O adoravel "fofucho" das neves

Ravi em frente da cadeia dos Annapurnas, vila de Sarangkot


Viemos para o Nepal para procurar o Yeti, o "pe grande", tambem conhecido como " o abominavel homem das neves", mas encontramos mesmo foi o "adoravel fofucho das neves"

"Pe em Deus e fe na tabua"

Saida caotica da India (Cris, Ravi no colo, Tata do lado, Flora de costas e o motorista picareta que deixou a gente no meio do caminho porque nao cumpriu com o combinado e queria cobrar mais dinheiro... história que se repete na India..


De novo estamos de pe na estrada, deixando o nosso porto seguro em Rishikesh, para nos defrontar com o desconhecido, himalayas, trilhas com neve, gente e habitos diferentes, onibus com motoristas loucos, viemos para o Nepal para descansar dos estudos na India. Buscar novas aquisicoes, sair um pouco do Yoga hindu e buscar o Yoga budista, a cultura tibetana e das montanhas. Um sonho antigo tal qual a viagem para a India, mas como todo sonho, sentimos aquele medo antes da concretizacao, aquele medo de morrer no mar quando ja estamos vendo a praia. Refiz as malas da aflicao horas antes de seguir viagem, o que nos esperava? Atravessar fronteiras de um pais por terra e sempre complexo. Ja estavamos acostumados e instalados na India, com uma rotina organizada, saudavel para as criancas e "segura" para os meus padroes. O Nepal era uma incognita. Portanto, nova confrontacao comigo mesma para superar ansiedades, medos e expectativas. Quando era sozinha, viajava sem problema, me jogava nas situacoes ate imprudentemente, sem medo dos maus resultados... mas agora, tres criancas e tudo que isso implica, alimentacao, saude, agua potavel, educacao, diversao, exemplos para se dar...muda tudo quando nossas acoes nao trazem resultados apenas para nos. Mas, what to do? Se e necessario prosseguir, " Fe em Deus e pe na tabua". E estamos aqui no Nepal, ainda bem...

Cris

Vai com Deus


Qual e o verdadeiro significado desta expressao?

Muitas pessoas acham que estao com Deus, mas na verdade estao com seus medos, suas angustias, suas acomodacoes, seus condicionamentos. Quem esta com Deus se reconhece no olhar curioso, questionador, desejoso de conhecer e desbravar os mais reconditos lugares... especialmente em si mesmo. E, nessa aventura, reconhecer o si mesmo nas pedras que habitam o rio que corre do outro lado do planeta.. no sorriso e nas lagrimas das pessoas que se banham e rezam juntas neste rio. Estar com Deus `e perceber nossas barreiras e desmistifica-las. ("A fe que remove montanhas"...) O viajante muitas vezes ainda sente medo... mas ele nao deixa de seguir em frente. Quando percebe em si a impotencia, reconhece em Deus, a onipresenca... e prossegue com Ele.

Cris