terça-feira, 30 de junho de 2009

Sapera, o "encantador" homem das serpentes


Desde criança ficava louco toda vez que via em algum filme ou documentário, ou mesmo em livro a figura do encantador de serpentes, com aquela flauta que magicamente fazia com que a cobra ficasse movimentando-se como se estivesse sob um domínio misterioso. Gostava do som, que lembra um pouco o som do shennai, instrumento de sopro indiano que necessita de paleta.

Logo nos nossos primeiros dias de Rishikesh, ouvimos aquele som alucinante vindo de dentro do pátio de um ashram. Assim como os ratos no conto do flautista de Hamelin, fomos seguindo o som daquela flauta até encontrarmos pela primeira vez aquela figura interessante.
De cara gostamos de tudo, das suas roupas, de sua flauta decorada num estilo cigano, o cesto com a cobra e especialmente sua postura humilde. Sapera é incapaz de pedir dinheiro, atitude que te deixa mais a vontade, para se relacionar de forma mais aberta. Não me lembro exatamente em qual encontro o Damião teve a idéia de aprender a fabricar flauta been e tocar ( ele já trabalhou com construções de instrumentos musicais antes ) mas, devido a isso, acabamos por nos aproximar mais dele e da família, pois meu irmão ia com as crianças para a casa do Sapera no final de seu expediente, para tomar as lições de como fazer a flauta e como tocá-la.

Pode parecer estranho falar de expediente quando o trabalho de uma pessoa se trata de encantar serpentes, mas pasmem, descobri que ele tem carteira de encantador de serpentes e tudo, com autorização do governo indiano. Nunca imaginei que pudesse existir esse tipo de licença, só na Índia mesmo. Esse tipo de coisa, ajuda a evitar que surjam falsos encantadores.
Por tradição, essa arte passa de pai para filho, e só os homens podem aprender. Se o encantador for sério, vai ser também um curandeiro, ou pelo menos saber tratar ou curar picadas de cobra. Eles tem uma pedra especial para extrair o veneno da serpente que acreditam ser mágica, herdada de pai para filho, e, junto dela, utilizam ervas para tratar os ferimentos e combater a peçonha.

Na verdade, o ato de "encantar" serpentes consiste em capturar a atenção da cobra através do movimento. Como o animal é surdo, só pode perceber a vibração do som. Já li em algum lugar, que eles passam urina de rato na ponta das flautas, para atrair o olfato da serpente e mantê-la em alerta.

O fato é que o homem fazia uma "dança" muito louca com o corpo, agachado na posição de cócoras enquanto tocava a flauta.
Outro detalhe importante é que o sujeito pode ser encantador de serpentes e ser péssimo músico, o que não era o caso do Sapera, que pelo pouco que entendo e pude perceber, conhece de ragas, as peças clássicas musicais indianas, e de mantras.


Sapera morava numa casa feita de pedaços de pau e lona de plástico, uma construção precária como vemos nas favelas do Brasil. Como ele é de família cigana do Rajastão, esse tipo de construção é fácil de desmontar e montar em qualquer lugar. Dentro de sua casa fomos muito bem recebidos por sua família, mulher, filhas e duas cobras, que dormem num cesto em cima da cama com eles. As cobras fazem parte da família.

Quem quase entrou para a família também foi o Damião, que andou se engraçando pela filha mais velha de Sapera. O pior é que surgiu mesmo um clima romântico, aparentemente avalisado pelo próprio pai, que estava a fim de casar a filha logo. Mas acabou que a coisa não foi para a frente, damião não ficou na Índia, não trouxe a moça e tudo ficou por isso mesmo, no plano platônico. Ainda bem, já pensou ter um sogro encantador de serpentes? Se você aprontar alguma, pode acordar com uma serpente na cama...

Infelizmente a profissão de encantador de serpentes é algo que vai se tornando cada vez mais rara, e não faz a cabeça de nenhum jovem indiano. A maldita globalização vai mandar essas figuras para algum museu do esquecimento e no futuro as pessoas só vão saber o que é isso através do google ou documentários.