domingo, 7 de junho de 2009

Os mergulhos no Ganga




Uma curiosidade que me assombrava... qual a sensação de um mergulho no Ganga?


Sempre perguntava isso para as pessoas que passaram por esta experiência mas ninguém conseguia me explicar... só comentários obscuros, tipo "Nossa!..."; "Mágico"... "Espiritual"...


O que só aumentava ainda mais meu preconceito em relação à veracidade dessa "transcendental experiência". É claro que se você já vai com mil idéias pré-concebidas de que é especial, será especial, óbvio! A não ser que uma fatalidade ocorra, tipo um afogamento, como aconteceram algumas vezes, inclusive enquanto estávamos lá.


Mas uma situação inusitada dessas dificilmente vai ocorrer se você não é ambicioso em querer cruzar o Ganga de ponta a ponta, e se contenta com alguns simples mergulhos . Alguns mergulhos são mais complexos que outros, dependendo da criatividade e da excentricidade do mergulhador (não se esqueça que estamos falando de um rio na India... tudo é possível), já vimos cada mergulho exótico, alguns parecendo sessão de descarrego ou espetáculos teatrais.


Mas o esperado por todos é que"seja algo especial"! O contrário vai contra todas as expectativas, até mesmo daqueles que se dizem céticos, pois mesmo não aceitando já estão envolvidos pelo inconsciente coletivo, e mesmo negando também já possuem alguma pré-concepção.


Enfim, qual é a sensação de mergulhar no Ganga?

Primeiro mergulho: tentei me destituir de idéias tendenciosas, opniões e preconceitos e entrar com a mente o mais aberta possível. Qual a primeira impressão? GELADO!!! MUITO GELADO!!! Não dá para pensar em nada mais que isso! Mau humor, "bad vibration", realmente nada resiste a um choque térmico desses... A sensação de leveza após o choque é indiscutível. Muito boa. A ponto de, mesmo com o trauma do frio, você querer enfrentá-lo de novo... e de novo... e de novo.

Até que chega um dia, depois de muitos mergulhos, o frio ainda existe mas já não é algo relevante, e acontece só nos primeiros instantes . E a partir daí começamos a curtir de verdade, sem esforço, passando a explorar mais sensações... aumentando as experiências na água, arriscando práticas inusitadas.

O vício do Ganga! Todos os dias tínhamos que tomar nossa dose diária de Ganga. Não fazíamos como os hindus, dando os três ou sete mergulhinhos sequenciais, mas como autênticos mineiros nos esbaldando na "praia". Ensaios de natação, travessuras até as "ilhas" de pedras, as chatíssimas mas inevitáveis brincadeiras de empurrar na água, jogar água fria, brincadeiras com a areia e até mesmo "cerimônias religiosas" fizemos, ao nosso jeito, sem "ritualísticas e retorísticas", sem formalidades e convenções...

O "batismo" do pequeno Ravi no colo de "Padim Damião", com uma oração curta, simples e sincera... o "casamento" de Tarzan e Jane (depois falo porquê Tarzan), orando e celebrando nossa união em mergulhos de limpeza e fé... até a cerimônia de jogar o dentinho de leite da Florinha com pedidos e tudo, fizemos no Ganga, além de outras vivências pagãs...

"Nossa", "mágico", "espiritual"... o mergulho no Ganga é tudo isso mesmo e muito mais.

Infelizmente está cada vez mais sujo, e não sei até quando ele vai sobreviver...

O fato é que essa "moça", mesmo sendo muito fria, deixou um calor eterno em nossos corações, na forma de muitas recordações.


Cris


O Ganga


Muitas postagens merece esse companheiro especial de viagem...
Amigo marcante..
Palco de muitos momentos especiais, mergulhos inesquecíveis...
Realmente o Ganga tem um algo mais de sacralidade!
Não é para menos... um bilhão de pessoas enviando-lhe emissões mentais, exaltando sua divindade e cultuando-o como Deus, com certeza lhe imprime algo de especial.
Não acredito que o Ganga seja Deus, mas é algo que Ele fez quando estava com muita inspiração!
É difícil não lembrar do Criador na presença dessa grande obra.
Penso que certas obras Deus fez por vaidade, para a gente ter certeza da sua existência e se lembrar dela... Uma dessa obras com certeza é o Ganga.
Outra é o Himalaya... (mas isso é assunto demais para agora)
Cris