quarta-feira, 29 de julho de 2009

"Deixa cair velho"

Relacionar-se com as pessoas é sempre um desafio. Digo com as pessoas, porque lidar com os bichos, com as árvores, com as montanhas, como fazem os ermitões, me parece algo menos complexo. O maior desafio nesse caso seria o de enfrentar o silêncio e a harmonia da natureza em contraste com os nossos desarranjos e tagarelices mentais.

Mas quando o assunto é em relação aos seres humanos, no que subentende-se que a "racionalidade" está presente, estamos falando do intercâmbio de neuroses, fobias, caprichos e esquisitices dos mais variados níveis de criatividade e especificidade. A individualidade humana é um arcabouço de surpresas, uma verdadeira caixa de pandora.

Para quem está em busca de crescimento espiritual - e hoje em dia com esse modismo quem não está ? - a meu ver não há oportunidade melhor do que a convivência diária. O mau humor do marido, o adolescer do filho, a insatisfação do vizinho por "não sei o quê", que o faz descontar em tudo que é verde, nas pobrezinhas das árvores (não sobrou nenhuma!) e nos milhares de passarinhos que enjaula e ainda temos que escutar, calados (política da boa vizinhança), que adora os tais bichos.

Retiro espiritual para encontrar o Ser? Fala sério! Nesse sentido a Índia é um lugar fertilíssimo para uma "retirada espiritual". Talvez nenhum local da Terra tenha tantas oportunidades de investigação do comportamento humano. Uma simples encomenda de algum produto ou serviço pode se transformar em uma grande experiência psicológica e revelar inúmeras possibilidades do raciocínio humano em sua formas mais exóticas e inusitadas.

As relações comerciais na Índia são sempre ricas fontes de observação da atuação humana, principalmente no que ela tem de mais confusa, complexa e extravagante . Nunca sabemos até onde o indiano irá exercer sua "criatividade", e nem o que esperar de nossa reação. Qualquer coisa bizarra pode acontecer: você encomenda um pavão e eles te trazem um elefante, como se fosse a mesma coisa. Falam um preço e segundos depois o aumentam, e você pergunta o por quê, eles te respondem com um sorriso amarelo e uma balançadinha de cabeça (a tal balançadinha que em tese quer dizer sim, mas que pode ter qualquer ou nenhum significado: sim, não, não sei, talvez, não falo inglês ...) De repente, um funcionário da estação de trem cisma que seu visto não tem uma tarja dourada, e lhe impede de comprar o ticket, sem se dar conta do quanto sua implicância injustificada poderá complicar seus planos e compromissos.

Como realmente QUALQUER COISA pode acontecer em se tratando do "modus operandi" da mente do indiano, podemos nessa hora nos defrontar com os mais recônditos e obscuros escaninhos de nossa personalidade, revelando nossas faces mais sombrias ou ainda desenvolvendo habilidades especiais - até então desconhecidas ou simplesmente não utilizadas devido à falta de situações oportunas - tipo anular totalmente as expectativas e aceitar qualquer resultado; paciência e tolerância em grau máximo; persistência quase heróica para não "chutar o pau da barraca" de vez.

Bom, acho que não há dúvidas de que as relações inter-pessoais são ricas fontes de conhecimento, sobretudo o auto-conhecimento. Muito mais eficaz que muitos "workshops" que estão à disposição por aí. E ainda é gratuito, ou melhor, depende da atenção do praticante, o que infelizmente não é pouca coisa em se tratando de uma sociedade altamente automatizada como a nossa. O tal "botão" do piloto automático está sempre acionado (veja o filme Click).

Estamos ainda nos pródomos de um convívio humano mais sofisticado em termos de sentimento. Paradoxalmente, quando digo sofisticado, estou falando de simplicidade, ao contrário do que podem pensar muitos. Relações mais verdadeiras e profundas implicam em reduzir as complicações, os subterfúgios que nos afastam daquilo que é real... ("A verdade está na caspa e não no shampoo..." como diz uma canção); destruir os muros altos das convenções, abrir mão das máscaras, hoje ainda mais reforçadas na era da eletrônica, pois agora temos as máscaras "cybernéticas" ("A eletrônica está substituindo o coração" - Baianos e os Novos Caetanos); quebrar as regras e extinguir os rótulos de etiqueta social e "espiritual", para ser apenas um alguém relacionando-se com outro alguém.

Fato é que até o Vedanta - filosofia que estudo, admiro e com a qual afinizo, diga-se de passagem, está sendo utilizada como subterfúgio espiritualmente aceito e louvado para "fugir da luta", do "bom combate". Confesso que quando encontro aquele olhar vazio, do tipo "não sou mais deste mundo", aquele tom forçosamente equânime na voz, e uma atitude blazê de quem pensa estar se relacionando através do "Ser", como Ser e com o Ser - mas que na verdade não compreendeu bulhufas a respeito de ser nada - nestas horas fica difícil não apertar o botãozinho do piloto automático a ter que escutar as pérolas do vedanta sendo porcamente "parafraseadas".

Voltando aos relacionamentos, quero dizer que mesmo com todas as dificuldades e percalços, são preciosos e inesquecíveis os momentos em que relaxamos e deixamos cair as armaduras. Quando nos dispomos a ser sinceros com nossos sentimentos, inclusive com o nosso medo, sem tentar camuflá-lo com recursos de linguagem ou fugir pela tangente. Quando experimentamos botar o coração na cavalaria de frente e desvendar o tal do "sofrimento", que muitas vezes vem com o próprio medo de sofrer. ("O medo do sofrimento é o próprio sofrimento").

Deixamos de ficar confinados às nossas formas e "fôrmas" de concreto mentais, abrindo mão do próprio conforto em prol da experiência real da vida, pois, dentro dessa prisão de segurança, seguimos "morrendo" ao não aproveitar as oportunidades de melhores encontros, de momentos vivos, de carne, osso, coração, e do Ser também, por que não?

Se pudéssemos por vezes agir nos relacionamentos, tal qual as crianças, que brincam juntas sem perguntar nomes, sobrenomes, títulos e graduações, pois nada disso é útil e importa à brincadeira. Se déssemos mais valor aos momentos divertidos como elas dão, e menos ao que chamamos de "responsabilidades".... se pudéssemos ser menos "prudentes" e mais autênticos... menos sisudos e mais relaxados... se conseguíssemos expôr nossas "pirraças", ao invés de guardá-las... se fôssemos menos preocupados com nossa imagem e pudéssemos dançar quando sentíssemos vontade, ou usar livremente a espontaneidade sem especulações sobre a opinião alheia.

Conseguiríamos transformar momentos “corriqueiros” em momentos especiais. E assim "simplificar" o enfoque dos olhos para enxergar em "pequenas" coisas, oportunidades de uma vida feliz.

"A morte... a falta de sorte. Eu tô vivo, Paulinho. Vivo sem norte, vivo sem sorte, eu vivo. Aí a gente encontra um cabra na rua e pergunta: tudo bem? E ele diz, tudo bem. Não é um barato Paulinho? É um barato." ( os mesmos Baianos e Novos Caetanos)

Cris

P.S: Apesar do título ser uma expressão usada nos anos 60, aqui me refiro a uma fala do desenho animado Mógli de Walt Disney, quando Rei Louie, o líder dos macacos arruaceiros, solta a frase para o urso Balu, um personagem desencanado que, pela sua filosofia de vida, tornou-se um dos nossos ídolos. Em uma de suas cenas geniais, ele se descontrola com o balanço da música do "inimigo" e, ao invés de lutar, ele dança com o rei dos macacos.