quarta-feira, 27 de maio de 2009

Incredible India


Estávamos em uma lanhouse em Rishkesh, onde trabalha o Ravi, um amigo nosso, quando passou um ratinho minúsculo, passeando entre os pés das pessoas que usavam os computadores. O dono do espaço apontou para o rato e, ao contrário do que se espera de um proprietário de loja no Ocidente, que ficaria no mínimo constrangido com a situação e provavelmente tentaria assassinar o infeliz, ocorreu o contrário, o senhor apontou para o rato e celebrou a sua presença em alto e bom tom:

- Ganesha!, disse ele com um sorriso nos lábios como se aquilo fosse sinal de boa sorte. ( Os hindus acreditam que o Deus Ganesha tem como vahana, que é o veículo pessoal de cada Deus, um rato)

Ravi, compartilhando da satisfação do chefe, voltou-se para seu xará, o nosso Ravi, e disse:

- He is your brother! He is like you!

Em um momento o ratinho parou bem ao lado do pé do Rodrigo. Fiquei receosa dele entrar em sua roupa, como presenciamos acontecer com um amigo no Nepal. Achei que o Ravi nosso amigo estava coadunando com a mesma preocupação quando gritou ao Rodrigo: "cuidado!" (be careful!), mas Ravi estava com medo do ratinho ser pisoteado e só relaxou quando o ratinho se escondeu em um cano dentro da loja. "Uf....Safe now" Ele disse.

Alguns minutos depois, foi engraçado, pois o ratinho ameaçou sair da loja, e o Ravi começou a gritar : No, no, no! "Come back ! The street is very dangerous to you."
Que nobreza de sentimentos.

Nenhum comentário: