quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O bom selvagem

"Eu vivo apenas com meus próprios meios,
eu vivo em penas com meus sentimentos
Nasci de um povo primitivo
Eu sou o homem de neanderthal
Catando caramujo na beira do rio."





Quero falar do Damião. Pois se ele não fala, alguém tem que falar. Ele fala... mas com canções, com sua arte. Só quem conhece o Damião sabe dessa figura única, singular, exclusiva. "Diferente completamente", como diz o coronel Rati do desenho Mógli. Tão diferente que incomoda. Todo mundo fica curioso para saber o que o Damião está fazendo. Todo mundo anda sempre "preocupado" com os rumos de Damião. Mas ele mesmo não se ocupa com isso não.

Quem vai para a Índia e fica isolado nas montanhas? Convivendo com os macacos? Dormindo ao relento, em uma rede por ele mesmo costurada? Comendo apenas chapatis com manteiga assados na fogueira? Bebendo água de um ribeirinho filtrada pelo pano da blusa?

Não, Damião não é sadhu e até onde sei, não tem pretensões de ser. Agora o motivo pelo qual ele fez isso, acho que nem ele mesmo sabe responder. Vivência espiritual? Com certeza foi, mas acho que ele mesmo não pensou nisso não. Talvez se eu perguntasse, suponho que ele responderia algo do tipo: Sei lá! Fiz porque tinha que fazer. Ou simplesmente: "Fi-lo porquê qui-lo"!

p.s: O Damião foi para a Índia antes que todos nós, e passou um tempo vivendo como "selvagem" nas montanhas de Lonavla, um lugar agreste e quente, com escassez de água. E a experiência deve ter sido mesmo boa, porque quando o Rodrigo chegou, ele foi encontrar com o Damião e por lá ficaram mais um tempo. O Damião só teve o trabalho de costurar mais uma rede.

Um comentário:

Juliana Sampaio disse...

Boa tarde, Cris e Rodrigo. Há algum tempo descobri este blog de vocês, e estou totalmente encantada pelos relatos dessa viagem que vocês fizeram. Agora estou fazendo uma matéria para a revista da Gol (linhas aéreas) sobre viagens com crianças, e gostaria muito de entrevistá-los (ou um de vocês). É possível? Meu prazo é até 16/11, se puderem, por favor, entrem em contato pelo email sampaio.juliana@gmail.com
Obrigada e um abraço.